quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

PENSE DIFERENTE

É COISA DOS ESPÍRITOS... 


Zélia Maria Bonamigo


No dia 31 de janeiro de 2015, tive a feliz oportunidade de participar da dinamização do lançamento do livro À Procura do Mestre, do advogado dr. Renato Bucenko.
Em ambiente especialmente reservado para o evento, na confeitaria Piegel, em Curitiba (PR), participaram seus convidados, todos interessados em conhecer o seu livro. Teria recebido tal missão por parte de algum espírito?  É uma longa história, que passo a contá-la.

Autor é cumprimentado pelos amigos,  no dia do lançamento do livro 
À Procura do Mestre, em 31 de janeiro de 2015.
Crédito da foto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva.

O início da caminhada espiritual do autor deu-se há muito tempo, na sua juventude, quando a sua noiva, Araci, recebeu o convite de uma amiga dizendo que havia alguém que queria conhecê-la. Ela conta como isso aconteceu:
Fui à casa da amiga e quando cheguei lá quem queria falar comigo não era uma pessoa, mas um espírito, o mestre Simião. Fomos conversando e um dia ele me disse que queria conversar com meu noivo, Renato. Mas ele resistiu em aceitar o convite. Então, mais adiante, a médium, Ariete Jurema Franco, pela qual o espírito se manifestava, ao visitar a  família de Renato, deixou no local um livro chamado Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardeck. Como Renato sempre gostou muito de ler, não perdeu tempo. E ficou tão interessado que pediu para que a médium conseguisse pelo menos cinco minutos para falar com o mestre Simião, e o mestre lhe concedeu duas horas, e dali por diante ele foi sendo orientado por ele. 

Sra. Araci e dr. Renato Bucenko, uma longa caminhada  de companheirismo e o cumprimento da missão dos mestres
Crédito da foto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva. 

Um belo dia o Dr. Renato recebeu uma mensagem, que foi também uma missão: escrever um livro, atendendo ao guia, mestre Simião. Esta missão manifestou-se através de um presente de aniversário. Dr. Renato explica: 

No dia do lançamento do seu livro, Renato Bucenko relata como foram as orientações do mestre Simião. 
Crédito da foto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva.  

 O presente de aniversário refere-se à história de uma caneta. Em um dos meus aniversários, quando irmã Ariete esteve conosco, o mestre Simião apareceu e mostrou-lhe, pela vidência, o meu presente. Ela me disse: "O mestre Simião está te dando uma caneta de presente". Eu agradeci, mas não sabia o porquê do presente ser uma caneta. Certo dia, tive a oportunidade de falar com o mestre e lhe perguntei qual era o significado. Ele me respondeu: "Vós a utilizareis para alguma obra. Vós deixareis vosso nome escrito na terra". A partir disso começou a minha pesquisa.

Com o apoio da família, o autor dedicou-se a um árduo e persistente trabalho. 

O casal dr. Renato e sra. Araci e as filhas Claudia (à esquerda)
e Rosângela (à direita). Crédito da foto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva. 
O casal dr. Renato e sra. Araci e netas, na tarde de autógrafos.
Crédito da foto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva. 

Partiu para novas leituras, aprofundamentos e obteve a colaboração dos mestres Jardel, Joaquim de Queirós e Felipe Jordão. Eles se manifestaram nas intuições através da médium, Ariete Jurema Franco, também autora.  Escreveu Jurema e Herdeiros do céu, além de outros registros ditados pelos espíritos. A médium Ariete testemunha com simplicidade e alegria como o dr. Renato respondeu à proposta dos espíritos: 
O dr. Renato sempre levou muito a sério a orientação dos espíritos. Pesquisava, estudava, se dedicava muito, como faz até agora. De quando tudo começou até hoje, foram 58 anos de trabalho e estudo até chegar neste livro. Tudo aconteceu naturalmente, como são as coisas de Deus. 

Ao lado da jornalista Zélia M. Bonamigo, a médium, Ariete Jurema Franco, fala como o autor, dr. Renato, levou a sério as orientações dos mestres. Crédito da foto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva. 

 Após um longo trabalho de estudo e escrita do autor, o livro passou pelo processo de preparação profissional para a publicação, caracterizado por novas leituras e releituras. Em outras palavras, as ordens dos mestres, que se manifestaram pela médium, Ariete, sobre a missão de escrever, estiveram presentes em todo o percurso. Posso testemunhar, pois acompanhei parte desta caminhada no desenvolvimento do meu trabalho jornalístico de preparação de originais para publicação.

Dr. Renato Bucenko fala da "necessidade de alterarmos nosso
 procedimento, no intuito de elevarmos nosso padrão vibratório.
Crédito da foto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva. 

No decorrer do processo, o autor se esmerou em facilitar o entendimento dos leitores e proporcionar-lhes leitura atraente e agradável. E ele conseguiu, principalmente mediante os relatos de suas experiências sobre o encontro com o seu mestre. Dr. Renato relata quais foram os seus objetivos e quais os momentos mais marcantes na acolhida e prática desta missão: 
Esta pequena obra, fruto de anos de pesquisa, teve por objetivo retratar os resultados dessa pesquisa e, ao mesmo tempo, divulgar aos interessados caminhos a serem percorridos para atraírem a presença do seu mestre. A obra aponta sinais indicadores de que possa ter chegado a hora de tomarmos conhecimento da realidade. Essa realidade demonstra a necessidade de alterarmos nosso procedimento, no intuito de elevarmos nosso padrão vibratório para, ainda nesta existência, sermos designados filhos de Deus. O mestre nos auxiliará na difícil tarefa de mudarmos nosso comportamento com relação aos nossos irmãos, já que não somos nós que estamos inteirados da vontade do criador e sim o mestre, que é ter seus verdadeiros herdeiros junto a si.

Dr. Renato e esposa, Araci, alegram-se
por rever os amigos e amigas na tarde do lançamento
Crédito da foto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva. 

Depois dos presentes interagirem com o autor,  durante o lançamento do livro, em 31 de janeiro de 2015, salientando a atuação do professor Renato também na Associação Luz Encaminha, perguntei-lhe:
"A tarefa de se preparar para o momento místico da manifestação do mestre é muito difícil?"  Sua resposta:

O autor conta  experiência do seu encontro com o seu Mestre. 
Crédito da foto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva. 

A tarefa é grande e difícil. Por certo tomará grande parte desta encarnação. O mestre, entretanto, só aparecerá, se estivermos preparados para receber suas sugestões reparadoras de nosso caminho. A palavra de sabedoria oculta nos avisa: 'Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece'. Ao realizar esta obra, meu desejo foi traçar um possível caminho de conhecimento para facilitar a aproximação do mestre de cada um. Desejo a todos boa leitura e progresso espiritual na jornada da vida. 

Conquista partilhada, livro publicado.
Abrem-se novos caminhos.
Crédito da foto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva.  


 No decorrer da confraternização, o tema À Procura do Mestre se manteve. Afinal, muitos queriam saber do autor como esta experiência mística poderia acontecer no próprio cotidiano, ou seja, como cada qual pode encontrar seu mestre.

Jorge Antonio de Queiroz e Silva, Renato Bucento e
sua esposa Araci e Zélia Maria Bonamigo. 
Jorge e eu podemos afirmar: É um privilégio conhecer um casal tão afinado com as "coisas" do espírito.
Crédito da foto: Brener Pereira.  


Ao receber as flores  das mãos do autor e sua família, agradeço
a Deus pela oportunidade de ter conhecido uma parte importante
das informações espiritistas, podendo valorizar ainda mais a Diversidade.
Crédito da foto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva.   
***

 Ficou interessado/a em ler o livro?  
Está disponível em Curitiba, nas livrarias Curitiba e Chain. 
Poderá, também, escrever para o autor: renatobucenko@hotmail.com

***

Zélia Maria Bonamigo, 
é jornalista, antropóloga, 
preparadora de originais para publicação.
zeliabonamigo@uol.com.br


terça-feira, 3 de fevereiro de 2015


PENSE DIFERENTE:
LEIA UM LIVRO DIFERENTE

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


À PROCURA DO MESTRE
E O MOMENTO MÁGICO DO ENCONTRO

Zélia Maria Bonamigo

O ser humano busca constantemente a felicidade. Os questionamentos – Quem sou eu? De onde vim? O que faço aqui? Para onde vou? – o acompanham desde a infância. Com o curitibano Renato Bucenko não foi diferente. Ainda menino, demonstrava insatisfação com as respostas que recebia quando não compreendia o fato de a vida lhe exigir tanto trabalho, que se perderia com a morte.
Buscava a presença de um mestre para orientá-lo. Mas como ele viria ao seu encontro? Como bela donzela, um cavalheiro, um maltrapilho, um velhinho de barbas brancas? Como saber?
Enquanto procurava sozinho as respostas para as suas perguntas, deparou-se com o Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec. A leitura do livro trouxe ao menino Renato mais curiosidade. Seu pedido para falar com o mentor espiritual, mestre Simião, foi atendido pela família. O mestre não o orientou somente quanto às dúvidas, mas também o aconselhou sobre como poderia encontrar outras respostas pelas pesquisas, frequentando conferências e sessões de estudos de diversos credos.
Tornou-se advogado, constituiu família, trabalhou como Assessor Jurídico e Procurador Jurídico em várias Secretarias de Estado e Órgãos do Estado do Paraná, e continuou aprofundando seus conhecimentos até sentir-se capacitado a transmitir ensinamentos para aquelas pessoas que se sentem atormentadas pelas mesmas dúvidas que ele tinha.
Recentemente, decidiu registrar no livro À procura do Mestre (2015), encontrado nas livrarias Curitiba e Chain, o caminho do conhecimento eclético, que serve de ponto de partida do discípulo em direção ao Mestre.


Renato Bucenko no dia do lançamento do livro, em 31 de janeiro de 2015,
 na Confeitaria Piegel em Curitiba (PR)


Nossa! É isto!
  
Renato Bucenko esclarece no livro que não é dada a revelação de como o Mestre vai se manifestar, e que a pessoa que está ao seu encalço não saberá quem é ele enquanto não estiver preparada.
Num belo dia o mestre se dará a conhecer com sua voz suave, audível ou intuitiva, dando-lhe a certeza de que está ali. Será algo indescritível, espiritual, algo impossível de ser explicado. Daquele dia em diante passará a conduzi-la.
O resultado será aquela sensação de felicidade pela qual todas as coisas ao redor são modificadas para melhor. Desentendimentos pessoais deixarão de ser levados adiante porque o estímulo interior será para a ajuda recíproca. E a felicidade será tanta que:

[...] Nosso primeiro impulso será tocá-lo e transmitir-lhe a nossa alegria e a nossa felicidade. Olharemos para o céu e, agradecidos, exclamaremos: Nossa! É isto! Poderá não durar muito, mas será inesquecível. Passaremos a contar com a sensação de termos alguém ao nosso lado, a quem até dirigiremos palavras, observações e perguntas [...]. Nosso mundo estará mudado (BUCENKO, 2015, p. 25).

Isso é tudo? É o começo de uma grande caminhada. Ao longo do livro, o autor evidencia as riquezas das manifestações do criador no universo.  Acrescenta que o ser humano pode contar com uma bússola especial que baliza sua caminhada neste mundo, sua consciência.
E para aquele que está acostumado com a ideia de ter apenas o corpo físico, ressalta a existência de outros corpos, veículos de sua consciência, e que tais corpos se relacionam com os planos do universo.
Com Lansdowne (1991) cita, por exemplo, que “o corpo etérico amplia-se para fora do corpo físico denso e os chacras são parte dessa ampliação [...]” (p. 122). Os chacras são apontados como sistema energético extraordinário, capaz de proporcionar a saúde, principalmente pelo equilíbrio dos seus três tipos: centros mentais, centros da vontade e centros dos sentimentos.
Outros itens para reflexão são apresentados, principalmente o referente à  Reencarnação. Respostas para diversas perguntas – “O que acontece depois da morte?” “O oposto da vida é a morte ou o renascimento?” “Após a morte, os justos repousam ou em todo o universo vigora a lei da ação e da edificação?” – são respondidas por Renato Bucenko com incentivo para que o leitor continue suas pesquisas, pois os conhecimentos se renovam continuamente.
Todos os temas tratados no livro À procura do Mestre (2015) se fundamentam em estudos anteriores, uma vez que seu objetivo é transmitir ao leitor conhecimentos que foram exaustivamente compilados por autores interessados em coope­rar com todo aquele que tem a vontade de se iniciar na difícil tarefa de conhecer o caminho da Divindade.


Médium Ariete Jurema Franco no dia do lançamento do livro À Procura do Mestre,
na data de 31 de janeiro de 2015, em Curitiba (PR).

Justamente, a médium Ariete Jurema Franco ressalta no prefácio do livro: “A obra, bem estruturada, apoiada em muitos autores renomados, exemplifica, com valiosos detalhes, fatos que nos levam à meditação”. E ainda: “Como sábia mensagem final, [o livro] afirma que somente a vitória sobre os inimigos ocultos em nosso íntimo – ou seja, a vaidade, o orgulho, o egoísmo, a ganância, a maldade, etc. – poderá evitar o sofrimento gera­do por nós mesmos”.

Zélia Maria Bonamigo é antropóloga, jornalista,
preparadora de originais para publicação,
membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.
(zeliabonamigo@uol.com.br).