É COISA DOS ESPÍRITOS...
Zélia Maria Bonamigo
No dia 31 de janeiro de 2015, tive a feliz oportunidade de participar da dinamização do lançamento do livro À Procura do Mestre, do advogado dr. Renato Bucenko.
Em ambiente especialmente reservado para o evento, na confeitaria Piegel, em Curitiba (PR), participaram seus convidados, todos interessados em conhecer o seu livro. Teria recebido tal missão por parte de algum espírito? É uma longa história, que passo a contá-la.
| Autor é cumprimentado pelos amigos, no dia do lançamento do livro À Procura do Mestre, em 31 de janeiro de 2015. Crédito da foto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva. |
O início da caminhada espiritual do autor deu-se há muito tempo, na sua juventude, quando a sua noiva, Araci, recebeu o convite de uma amiga dizendo que havia alguém que queria conhecê-la. Ela conta como isso aconteceu:
Fui à casa da amiga e quando cheguei lá quem queria falar comigo não era uma pessoa, mas um espírito, o mestre Simião. Fomos conversando e um dia ele me disse que queria conversar com meu noivo, Renato. Mas ele resistiu em aceitar o convite. Então, mais adiante, a médium, Ariete Jurema Franco, pela qual o espírito se manifestava, ao visitar a família de Renato, deixou no local um livro chamado Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardeck. Como Renato sempre gostou muito de ler, não perdeu tempo. E ficou tão interessado que pediu para que a médium conseguisse pelo menos cinco minutos para falar com o mestre Simião, e o mestre lhe concedeu duas horas, e dali por diante ele foi sendo orientado por ele.
| Sra. Araci e dr. Renato Bucenko, uma longa caminhada de companheirismo e o cumprimento da missão dos mestres. Crédito da foto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva. |
Um belo dia o Dr. Renato recebeu uma mensagem, que foi também uma missão: escrever um livro, atendendo ao guia, mestre Simião. Esta missão manifestou-se através de um presente de aniversário. Dr. Renato explica:
| No dia do lançamento do seu livro, Renato Bucenko relata como foram as orientações do mestre Simião. Crédito da foto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva. |
O presente de aniversário refere-se à história de uma caneta. Em um dos meus aniversários, quando irmã Ariete esteve conosco, o mestre Simião apareceu e mostrou-lhe, pela vidência, o meu presente. Ela me disse: "O mestre Simião está te dando uma caneta de presente". Eu agradeci, mas não sabia o porquê do presente ser uma caneta. Certo dia, tive a oportunidade de falar com o mestre e lhe perguntei qual era o significado. Ele me respondeu: "Vós a utilizareis para alguma obra. Vós deixareis vosso nome escrito na terra". A partir disso começou a minha pesquisa.
Com o apoio da família, o autor dedicou-se a um árduo e persistente trabalho.
| O casal dr. Renato e sra. Araci e as filhas Claudia (à esquerda) e Rosângela (à direita). Crédito da foto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva. |
| O casal dr. Renato e sra. Araci e netas, na tarde de autógrafos. Crédito da foto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva. |
Partiu para novas leituras, aprofundamentos e obteve a colaboração dos mestres Jardel, Joaquim de Queirós e Felipe Jordão. Eles se manifestaram nas intuições através da médium, Ariete Jurema Franco, também autora. Escreveu Jurema e Herdeiros do céu, além de outros registros ditados pelos espíritos. A médium Ariete testemunha com simplicidade e alegria como o dr. Renato respondeu à proposta dos espíritos:
O dr. Renato sempre levou muito a sério a orientação dos espíritos. Pesquisava, estudava, se dedicava muito, como faz até agora. De quando tudo começou até hoje, foram 58 anos de trabalho e estudo até chegar neste livro. Tudo aconteceu naturalmente, como são as coisas de Deus.
Ao lado da jornalista Zélia M. Bonamigo, a médium, Ariete Jurema Franco, fala como o autor, dr. Renato, levou a sério as orientações dos mestres. Crédito da foto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva.
Após um longo trabalho de estudo e escrita do autor, o livro passou pelo processo de preparação profissional para a publicação, caracterizado por novas leituras e releituras. Em outras palavras, as ordens dos mestres, que se manifestaram pela médium, Ariete, sobre a missão de escrever, estiveram presentes em todo o percurso. Posso testemunhar, pois acompanhei parte desta caminhada no desenvolvimento do meu trabalho jornalístico de preparação de originais para publicação.
| Dr. Renato Bucenko fala da "necessidade de alterarmos nosso procedimento, no intuito de elevarmos nosso padrão vibratório. Crédito da foto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva. |
No decorrer do processo, o autor se esmerou em facilitar o entendimento dos leitores e proporcionar-lhes leitura atraente e agradável. E ele conseguiu, principalmente mediante os relatos de suas experiências sobre o encontro com o seu mestre. Dr. Renato relata quais foram os seus objetivos e quais os momentos mais marcantes na acolhida e prática desta missão:
Esta pequena obra, fruto de anos de pesquisa, teve por objetivo retratar os resultados dessa pesquisa e, ao mesmo tempo, divulgar aos interessados caminhos a serem percorridos para atraírem a presença do seu mestre. A obra aponta sinais indicadores de que possa ter chegado a hora de tomarmos conhecimento da realidade. Essa realidade demonstra a necessidade de alterarmos nosso procedimento, no intuito de elevarmos nosso padrão vibratório para, ainda nesta existência, sermos designados filhos de Deus. O mestre nos auxiliará na difícil tarefa de mudarmos nosso comportamento com relação aos nossos irmãos, já que não somos nós que estamos inteirados da vontade do criador e sim o mestre, que é ter seus verdadeiros herdeiros junto a si.
| Dr. Renato e esposa, Araci, alegram-se por rever os amigos e amigas na tarde do lançamento Crédito da foto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva. |
Depois dos presentes interagirem com o autor, durante o lançamento do livro, em 31 de janeiro de 2015, salientando a atuação do professor Renato também na Associação Luz Encaminha, perguntei-lhe:
"A tarefa de se preparar para o momento místico da manifestação do mestre é muito difícil?" Sua resposta:
O autor conta experiência do seu encontro com o seu Mestre.Crédito da foto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva.
A tarefa é grande e difícil. Por certo tomará grande parte desta encarnação. O mestre, entretanto, só aparecerá, se estivermos preparados para receber suas sugestões reparadoras de nosso caminho. A palavra de sabedoria oculta nos avisa: 'Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece'. Ao realizar esta obra, meu desejo foi traçar um possível caminho de conhecimento para facilitar a aproximação do mestre de cada um. Desejo a todos boa leitura e progresso espiritual na jornada da vida.
| Conquista partilhada, livro publicado. Abrem-se novos caminhos. Crédito da foto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva. |
No decorrer da confraternização, o tema À Procura do Mestre se manteve. Afinal, muitos queriam saber do autor como esta experiência mística poderia acontecer no próprio cotidiano, ou seja, como cada qual pode encontrar seu mestre.
***
Ficou interessado/a em ler o livro?
Está disponível em Curitiba, nas livrarias Curitiba e Chain.
Poderá, também, escrever para o autor: renatobucenko@hotmail.com
***
Zélia Maria Bonamigo,
é jornalista, antropóloga,
preparadora de originais para publicação.
zeliabonamigo@uol.com.br

