terça-feira, 3 de fevereiro de 2015


PENSE DIFERENTE:
LEIA UM LIVRO DIFERENTE

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


À PROCURA DO MESTRE
E O MOMENTO MÁGICO DO ENCONTRO

Zélia Maria Bonamigo

O ser humano busca constantemente a felicidade. Os questionamentos – Quem sou eu? De onde vim? O que faço aqui? Para onde vou? – o acompanham desde a infância. Com o curitibano Renato Bucenko não foi diferente. Ainda menino, demonstrava insatisfação com as respostas que recebia quando não compreendia o fato de a vida lhe exigir tanto trabalho, que se perderia com a morte.
Buscava a presença de um mestre para orientá-lo. Mas como ele viria ao seu encontro? Como bela donzela, um cavalheiro, um maltrapilho, um velhinho de barbas brancas? Como saber?
Enquanto procurava sozinho as respostas para as suas perguntas, deparou-se com o Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec. A leitura do livro trouxe ao menino Renato mais curiosidade. Seu pedido para falar com o mentor espiritual, mestre Simião, foi atendido pela família. O mestre não o orientou somente quanto às dúvidas, mas também o aconselhou sobre como poderia encontrar outras respostas pelas pesquisas, frequentando conferências e sessões de estudos de diversos credos.
Tornou-se advogado, constituiu família, trabalhou como Assessor Jurídico e Procurador Jurídico em várias Secretarias de Estado e Órgãos do Estado do Paraná, e continuou aprofundando seus conhecimentos até sentir-se capacitado a transmitir ensinamentos para aquelas pessoas que se sentem atormentadas pelas mesmas dúvidas que ele tinha.
Recentemente, decidiu registrar no livro À procura do Mestre (2015), encontrado nas livrarias Curitiba e Chain, o caminho do conhecimento eclético, que serve de ponto de partida do discípulo em direção ao Mestre.


Renato Bucenko no dia do lançamento do livro, em 31 de janeiro de 2015,
 na Confeitaria Piegel em Curitiba (PR)


Nossa! É isto!
  
Renato Bucenko esclarece no livro que não é dada a revelação de como o Mestre vai se manifestar, e que a pessoa que está ao seu encalço não saberá quem é ele enquanto não estiver preparada.
Num belo dia o mestre se dará a conhecer com sua voz suave, audível ou intuitiva, dando-lhe a certeza de que está ali. Será algo indescritível, espiritual, algo impossível de ser explicado. Daquele dia em diante passará a conduzi-la.
O resultado será aquela sensação de felicidade pela qual todas as coisas ao redor são modificadas para melhor. Desentendimentos pessoais deixarão de ser levados adiante porque o estímulo interior será para a ajuda recíproca. E a felicidade será tanta que:

[...] Nosso primeiro impulso será tocá-lo e transmitir-lhe a nossa alegria e a nossa felicidade. Olharemos para o céu e, agradecidos, exclamaremos: Nossa! É isto! Poderá não durar muito, mas será inesquecível. Passaremos a contar com a sensação de termos alguém ao nosso lado, a quem até dirigiremos palavras, observações e perguntas [...]. Nosso mundo estará mudado (BUCENKO, 2015, p. 25).

Isso é tudo? É o começo de uma grande caminhada. Ao longo do livro, o autor evidencia as riquezas das manifestações do criador no universo.  Acrescenta que o ser humano pode contar com uma bússola especial que baliza sua caminhada neste mundo, sua consciência.
E para aquele que está acostumado com a ideia de ter apenas o corpo físico, ressalta a existência de outros corpos, veículos de sua consciência, e que tais corpos se relacionam com os planos do universo.
Com Lansdowne (1991) cita, por exemplo, que “o corpo etérico amplia-se para fora do corpo físico denso e os chacras são parte dessa ampliação [...]” (p. 122). Os chacras são apontados como sistema energético extraordinário, capaz de proporcionar a saúde, principalmente pelo equilíbrio dos seus três tipos: centros mentais, centros da vontade e centros dos sentimentos.
Outros itens para reflexão são apresentados, principalmente o referente à  Reencarnação. Respostas para diversas perguntas – “O que acontece depois da morte?” “O oposto da vida é a morte ou o renascimento?” “Após a morte, os justos repousam ou em todo o universo vigora a lei da ação e da edificação?” – são respondidas por Renato Bucenko com incentivo para que o leitor continue suas pesquisas, pois os conhecimentos se renovam continuamente.
Todos os temas tratados no livro À procura do Mestre (2015) se fundamentam em estudos anteriores, uma vez que seu objetivo é transmitir ao leitor conhecimentos que foram exaustivamente compilados por autores interessados em coope­rar com todo aquele que tem a vontade de se iniciar na difícil tarefa de conhecer o caminho da Divindade.


Médium Ariete Jurema Franco no dia do lançamento do livro À Procura do Mestre,
na data de 31 de janeiro de 2015, em Curitiba (PR).

Justamente, a médium Ariete Jurema Franco ressalta no prefácio do livro: “A obra, bem estruturada, apoiada em muitos autores renomados, exemplifica, com valiosos detalhes, fatos que nos levam à meditação”. E ainda: “Como sábia mensagem final, [o livro] afirma que somente a vitória sobre os inimigos ocultos em nosso íntimo – ou seja, a vaidade, o orgulho, o egoísmo, a ganância, a maldade, etc. – poderá evitar o sofrimento gera­do por nós mesmos”.

Zélia Maria Bonamigo é antropóloga, jornalista,
preparadora de originais para publicação,
membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.
(zeliabonamigo@uol.com.br).


Um comentário:

  1. Li o livro À procura do Mestre que, sem dúvida, é uma referência para quem procura o transcendente. Dr. Renato, obrigado por partilhar esses saberes divinos.

    ResponderExcluir